Segunda Pele

08/04/2020 / 5 meses ½ atrás

Baselayer: Por que utilizar na prática de trekking?

Baselayer: Por que utilizar na prática de trekking?

Fonte: Columbia Sportswear

 

Quem costuma frequentar locais frios — seja para prática esportiva, seja para passeios — sabe a importância de se vestir de forma adequada sob baixas temperaturas. Uma das formas de fazer isso é utilizando o sistema de camadas. São três, sendo a primeira delas o baselayer.

Neste texto, você vai conhecer mais sobre ela: sua importância, como ela funciona e suas principais características. Se você está planejando uma viagem para locais frios, não deixe de ler!

Quais as principais características das roupas baselayer?

A primeira característica, e que gerou o nome “segunda pele“, é que a roupa precisa ser ajustada ao corpo. Normalmente, ela é usada por baixo de outras roupas, por isso o tecido precisa ser leve — para não incomodar nem dar muito volume ao corpo.

Apesar de o tecido ser fino, os baselayers ajudam a manter a temperatura corporal. Em casos de temperaturas amenas, apenas a segunda pele já garante o conforto térmico. Isso acontece por conta da tecnologia empregada no tecido.

Por falar em tecido, não basta pegar uma blusa justa qualquer. Tecidos naturais, como o algodão, não funcionam bem como segunda pele, pois não conseguem reter o calor do corpo. No caso da prática de exercícios, ainda tem mais um problema: o suor não evapora, deixando a roupa molhada.

Outra característica importante é a costura da peça. Ela precisa ser reforçada, para não estragar facilmente, mas não pode trazer nenhum incômodo. Não tem nada pior que fazer um exercício com a costura da blusa pinicando.

A terceira característica que você deve observar é a gramatura do tecido. Existem baselayers para diferentes climas. Quanto mais baixa essa gramatura, menos frio ela suporta. Em outras palavras, uma segunda pele para ser usada na neve vai ter um tecido mais grosso que uma usada em uma temperatura mais amena.

É importante observar isso para você não ir para sua aventura com uma roupa inadequada. Se for usar uma segunda pele, é por não querer passar frio. Escolhendo a peça errada, ela não será capaz de cumprir seu objetivo.

Baselayer Omni-Heat

Como elas funcionam?

Quando pensamos em uma roupa para proteger do frio, logo vem à mente uma peça pesada ou um cobertor com mangas. É claro que isso funciona, mas não é possível fazer uma trilha ou uma escalada assim. O baselayer resolve esse problema. Mas como uma peça tão fina pode esquentar? Vamos entender como isso ocorre?

O tecido utilizado nas roupas segunda pele são sintéticos e extremamente tecnológicos. Isso garante que o calor do corpo não “fuja” para o ambiente frio. Além disso, ao suar, ela permite que o suor passe para o ambiente ou para a próxima camada de roupa, mantendo a pele seca.

Para quem vai fazer um esporte no frio, isso é um ponto muito importante. Se sua roupa ficar molhada pelo suor, você não conseguirá manter a temperatura corporal. Além disso, ao ficar com uma roupa úmida no frio, você pode ficar doente.

Por que usá-las durante a prática de atividade física?

Como já foi dito, a segunda pele vai garantir que você fique aquecido durante a atividade. Ela vai manter o suor longe do seu corpo, permitindo a evaporação. Isso vai proteger sua saúde, evitando gripes e resfriados.

O baselayer não se restringe a calça e blusa. Meias, luvas e toucas também fazem parte dela. Esses acessórios são de extrema importância ao enfrentar baixas temperaturas. Apesar de ter um aumento da circulação sanguínea durante o exercício, em baixas temperaturas o corpo tende a concentrar o sangue nos órgãos vitais, ou seja, tronco e cérebro.

Por isso, as extremidades costumam ficar mais frias. Em situações extremas, como neve, a falta de proteção nessas áreas pode significar o congelamento dos pés. Esse é um risco que ninguém quer correr e que pode ser evitado com meias e luvas apropriadas.

Outro benefício de usar uma segunda pele é a questão do conforto térmico. Imagine a situação em que você vai fazer uma trilha ou uma corrida e a temperatura está mais baixa. Você sabe que, após alguns minutos de atividade, o corpo aquece e deixa de sentir o tempo frio. O problema é que, até o corpo aquecer, parece que fica mais difícil realizar os movimentos.

Da mesma forma que um carro abastecido com etanol demora a “pegar no tranco”, o corpo também demora no frio. Os músculos e as articulações ficam mais rígidos e tensos, numa tentativa de economizar o calor do corpo. Por isso, ao fazer uma atividade no frio, a probabilidade de lesão aumenta, devido à rigidez muscular.

Baselayer Midweight Stretch
Baselayer Midweight Stretch
Baselayer Omni-Heat? 3D
Baselayer Omni-Heat™ 3D

Ao usar o baselayer, esse efeito negativo do frio é minimizado. Quando o corpo se aquecer pelo exercício, a segunda pele ainda ajudará a manter uma sensação térmica agradável, devido às suas características.

Uma das principais vantagens de utilizar as roupas segunda pele nas atividades físicas é que elas podem ajudar a melhorar o desempenho. Algumas peças são desenvolvidas especialmente para determinados esportes. Isso não impede que você as use em outras modalidades, mas você não aproveitará sua eficiência máxima.

O tecido utilizado, os recortes e costuras de cada peça influenciam o desempenho. Um exemplo são os recortes e as costuras nas mangas e laterais das blusas para trekking. Elas se ajustam melhor ao braço e tronco, adaptando-se ao movimentos. Isso significa que você consegue movimentar os braços com mais liberdade, melhorando sua técnica de caminhada.

Em calças baselayers pensadas para ciclistas, isso também ocorre. O uso de tecidos com compressão ajuda no retorno sanguíneo, melhorando o desempenho e adiando fadiga e dores musculares. Essas técnicas e tecnologias também são usadas em calças para trekking.

Calça Baselayer
Calça Baselayer
Calça Baselayer
Calça Baselayer

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre baselayer. Você aprendeu suas principais características, como ela funciona no esporte e a importância de utilizá-la. Ao preparar sua próxima aventura, não se esqueça de levar uma roupa segunda pele. Garanta que ela tenha todas as características necessárias, como o tecido ideal e a tecnologia empregada.

POST ANTERIOR

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 0 + 1?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)